O bairro Liberdade é conhecido como a porção oriental de São Paulo: a cidade concentra a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão no mundo.
Essa grande influência cultural se traduz nas inúmeras opções de restaurantes, bares e empórios, que atraem dezenas de milhares de visitantes todas as semanas.
Ademais, comunidades de chineses e coreanos também concentram-se nessa região. Isso amplia ainda mais a diversidade de atrativos.
Além do intercâmbio cultural e das atrações gastronômicas e comerciais, o bairro da Liberdade é vizinha de Mooca, Paraíso, Aclimação e Sé, na região central da cidade.
Por isso, apresentamos neste texto exatamente em que implica viver nessa localização, incluindo as vantagens e desvantagens.
Ruas famosas do bairro da Liberdade e limites
A Avenida da Liberdade corta esse bairro homônimo. A via corre paralela à Avenida 23 de Março (corredor Norte-Sul) e liga o Paraíso à Sé. A Oeste dessa via ficam Bela Vista e Bixiga, ao passo que a Leste estão Cambuci, Mooca e Aclimação.
O limite Sul do bairro é a Rua Bernardino de Campos, que é o início da agitada Avenida Paulista. Outras vias de grande tráfego próximas à Liberdade são as avenidas Brigadeiro Luís Antônio e do Estado.
A região mais efervescente do bairro é aquela onde ficam o comércio e os restaurantes orientais. É entre os metrôs São Joaquim e Japão-Liberdade, que é próxima à Sé, mais ao Centro.
História do bairro da Liberdade
Os atrativos do bairro e até a estilização de postes e praças na Liberdade o vinculam à história da migração japonesa para o Brasil. Ela começou em junho de 1908, com o desembarque em Santos do conhecido navio Kasato-Maru.
Primeiramente, grande parte dos japoneses passaram a morar no interior de São Paulo, trabalhando na lavoura de café. No entanto, muitos deles migraram para a capital e concentraram-se na Liberdade já na segunda década do século XX.
Posteriormente, chineses, coreanos e outros imigrantes orientais passaram a mudar-se para o bairro a partir dos anos 1950.
Atualmente, o bairro combina muitas opções comerciais e habitações no mesmo perímetro. É uma região antiga da cidade, portanto conta com muitos imóveis de estrutura antiga e grande concentração populacional. Pelo menos cinco grandes hospitais e muitas alternativas de estudo ficam no bairro.
Origem do nome do bairro
Como outros bairros centrais, a história da Liberdade retrocede ainda mais na História. Já em torno de 1770 continha um dos mais antigos cemitérios da cidade, onde eram enterrados escravos, desvalidos e enforcados.
Com efeito, a atual Praça da Liberdade era o Campo da Forca até 1870 – a primeira forca da cidade foi instalada nas imediações, na Rua Tabatinguera.
A abdicação de Dom Pedro I deu origem ao nome Liberdade: o vereador Cândido Gonçalves Gomide foi quem o propôs em 1831, em comemoração a esse evento.
Além disso, outra lembrança da época da Regência é o atual Largo da Pólvora. Nesse lugar foi instalado o armazém de pólvora da Vila de São Paulo, em 1813.
Transporte público na Liberdade
O bairro é agraciado com uma quantidade de opções de transporte público acima da média. Na Praça da Liberdade, que é o coração dessa região, fica a Estação Japão-Liberdade de metrô.
Ela é apenas uma das três estações do bairro, juntamente com São Joaquim e Vergueiro. Elas formam um trajeto linear equivalente ao da Avenida Liberdade – a Estação Vergueiro fica na Rua Vergueiro, que é o prolongamento da Avenida da Liberdade.
Ademais, as alternativas de ônibus também são várias. Por exemplo, os veículos que transitam pela Avenida da Liberdade e pelo eixo Norte-Sul. Também há muitos pontos que dão acesso a outras regiões da cidade. Por exemplo, o terminal de ônibus da Praça Carlos Gomes, que se comunica com a região Sul.
Onde morar na Liberdade?
A quantidade de novos prédios na Liberdade é recorde e o bairro está passando por algumas mudanças, ao mesmo tempo que tenta manter sua essência.
Por ser um bairro próximo do centro, mas também de outros setores mais novos, não há uma resposta única para responder “onde morar na Liberdade”. Em sites como o Quinto Andar é possível encontrar bons apartamentos na região mais próxima ao centro – perto da Avenida 23 de Maio ou Praça da Sé – mas é preciso tomar cuidado com algumas ruas pelo barulho e até violência.
É possível encontrar kitnets e apartamentos pequenos com preço total (aluguel + condomínio) por volta de 1500 reais, mas é preciso visitar o imóvel para saber o estado dele e do prédio. É de se esperar que por esse preço a localização seja afastada do miolo do bairro, que é a Praça da Liberdade. Se aproximando da praça – Rua da Glória, Conselheiro Furtado ou na própria Avenida da Liberdade, os preços sobem.
Apesar do apontado acima, a Liberdade ainda é um local barato se comparado com algumas partes do centro e outros bairros do chamado centro expandido. Abaixo falaremos alguns dos pontos negativos ou que precisam ser observados (como barulho e segurança), mas para quem procura um bom custo-benefício, a Liberdade é interessante.
Restaurantes e Bares
Por certo, a gastronomia oriental é o principal atrativo da região. Dentre os restaurantes do bairro Liberdade em São Paulo, a maioria é de opções japonesas. Mas também há bons estabelecimentos de cozinha chinesa e coreana.
Especialmente populares são as casas de lámen, uma variedade japonesa de macarrão ensopado. A curta Rua Tomás Gonzaga é famosa pela grande concentração de locais oferecendo lámen, por exemplo.
De maneira idêntica, a Rua Barão de Iguape e muitas outras vias do bairro estão repletas de opções a explorar. Além dos restaurantes, há muitos bares convencionais e nipônicos (chamados izakayas). A Rua da Glória também concentra algumas boas opções de karaokês, por exemplo.
O bairro também é particularmente fértil em restaurantes chineses: para amantes de massas, existe o Rong He. Por outro lado, os interessados em conhecer diversas opções podem visitar o Chi Fu, na Praça Carlos Gomes, ou o Taizan, na R. Galvão Bueno.
Há também locais em menor número com comidas de outros países orientais, como Coreia e Tailândia. Além disso, opções “ocidentais” também existem: o McDonald’s na Praça da Liberdade é uma referência, e há muitos outros restaurantes por quilo, bares e alternativas diversas na Avenida da Liberdade.
Por fim, exploradores de opções de comida de rua podem frequentar a grande feira de fins de semana na Praça da Liberdade. Nela se vende pastel, takoyaki (bolinho de polvo) e muitas outros itens apetitosos.
Comércio e lojas da Liberdade
Morar no bairro da Liberdade é habitar uma região bem-servida de variados tipos de comércio e serviços. Próximo a grandes vias e situado na região central da cidade, reúne:
- supermercados
- lojas de roupas
- bancas de jornal
- agências de correio
- muitas outras opções
No miolo mais turístico do bairro Liberdade, o trecho entre a Praça da Liberdade e a R. Galvão Bueno se destaca pelas opções comerciais únicas, ligadas à comunidade japonesa:
- Empório Marukai
- Empório Azuki
- Shin Bueno
- Mercado Kanazawa
- Tajimaya
- Maruso
Nesse perímetro também é possível frequentar as gigantes unidades do multimarcas de cosméticos Ikesaki, a livraria japonesa Fonomag, o Shopping Center Sogo e vários mercados com alimentos e produtos nacionais e importados.
Escolas e Universidades
A região concentra muitas instituições de ensino de níveis variados. Crianças e adolescentes de famílias residentes e universitários em geral atendem suas necessidades de estudos com:
- Colégio Liberdade Objetivo (ensino infantil a ensino médio)
- Colégio Adventista
- Cursinho ETAPA
- Cursinho Anglo
- Universidade Paulista de Direito
- Universidade Cruzeiro do Sul
- Centro Universitário Damásio
- Centro Universitário FEI
- Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Pontos turísticos no bairro da Liberdade
Conforme mencionado anteriormente, a Praça da Liberdade pode ser considerada o núcleo de atrações do bairro, e um bom ponto de partida e de referência para visitantes ocasionais. Os motivos japoneses são visíveis já nos postes, nos semáforos e portais do entorno.
Inegavelmente, o turismo gastronômico e de compras são as motivações mais fortes entre visitantes do bairro. Nesse sentido, as atrações são bastante difusas, mas há opções garantidas para descobrir pelos arredores da Praça, nas ruas:
- Galvão Bueno
- Tomás Gonzaga
- Barão de Iguape
- Rua da Glória
Além disso, os karaokês também são grandes atrações do bairro e estão presentes em diversos pontos do bairro e com perfis variados. Existem opções tanto com amplos espaços de alimentação e palco público quanto recintos mais discretos, com salas privativas.
Turismo histórico e arquitetônico
Além disso, há boas oportunidades de passeio com toques urbanísticos interessantes. O pequeno jardim do Largo da Pólvora e o Jardim Oriental Liberdade permitem breves escapes da paisagem urbana para um respiro depois do almoço, por exemplo.
A arquitetura e a História locais podem ser contemplados especialmente nas igrejas da Liberdade: a Igreja de Santa Cruz dos Enforcados é discreta, mas interessante, onde os visitantes depositam velas para as almas. Fica localizada junto à Praça da Liberdade.
Já a Capela dos Aflitos data de 1779 e é pequenina e ainda mais “escondida”, no Beco dos Aflitos, uma travessa da Rua dos Estudantes.
O Museu Histórico da Imigração Japonesa, na Rua São Joaquim, conta com mais de 97 mil itens doados por imigrantes e seus familiares. O rico acervo ajuda a entender a trajetória nipônica desde os tempos das lavouras de café até a atualidade.
Enfim, há grupos de turismo guiado que reúnem esses e outros destaques para quem deseja se familiarizar com o bairro da Liberdade. Entretanto, devido à relativa proximidade de todos esses atrativos, explorar tudo a pé em um ou mais dias também é uma opção viável.
Hotéis e Hosteis na Liberdade
Devido a seus inúmeros atrativos, não é difícil encontrar hotéis no bairro da Liberdade em São Paulo. Nesse sentido, alguns dos locais para uma hospedagem confortável e de bom padrão são:
- Hotel Nikkey Palace
- Leques Hotel
Além disso, entre os de nível intermediário, podemos citar:
- Free Palace Hotel
- Akasaka Hotel
- Glória Plaza Hotel
Por outro lado, há um albergue (hostel) na Praça Carlos Gomes e diversas opções de hospedagem caseira via Airbnb. Sem dúvida, visitantes que desejem se hospedar em outros bairros do Centro não terão dificuldades em se locomover até a Liberdade e fazer suas visitas.
Pontos positivos
Certamente o bairro da Liberdade é único na cidade e reúne atributos interessantes para os moradores:
- Apresenta diversas opções de alimentação e entretenimento, para gostos e bolsos bastante diferentes.
- A localização central e os meios de transporte variados e amplamente disponíveis contam positivamente para a rotina local.
- A faixa de preços de aluguel na Liberdade é relativamente baixa em alguns setores.
- Há diversas opções de hospitais no entorno e de escolas. Certamente é um ótimo diferencial numa cidade em que equipamentos públicos e serviços essenciais podem ser muito distantes de casa.
- A grande quantidade de estações de metrôs e ônibus torna o bairro excepcional para locomoção. Sem dúvida, é um diferencial, dadas as dificuldades de transitar na cidade.
Pontos negativos
Entretanto, infelizmente há alguns inconvenientes em morar na Liberdade:
- As proximidades da Praça da Liberdade ficam praticamente intransitáveis por longos períodos do dia, especialmente aos fins de semana. Além do trânsito, o ruído podem ser fatores perturbadores.
- Apesar de movimentado pelo dia e tenha vida noturna concentrada em focos locais, as ruas ermas da Liberdade à noite não podem ser caracterizadas como seguras. No ano de 2019, foram registrados 3.556 roubos, 12.997 furtos e 15 homicídios dolosos no Distrito Policial da Sé – responsável pela segurança do bairro e do perímetro central.
- A limpeza urbana pode ser um problema em partes do bairro, assim como em parte da região central de São Paulo
- As vias de grande circulação são barulhentas e juntam congestionamento nas horas mais movimentadas do dia.