O bairro de Higienópolis é uma das regiões de mais alto padrão e qualidade de vida na cidade de São Paulo. O bairro concentra moradias confortáveis de portes variados, muitas praças e tem boa estrutura alimentícia, de transporte e educacional.
Simplificando grosseiramente a situação, podemos afirmar que Higienópolis e Santa Cecília ambos são bairros bem-equipados. Mas é como se a Avenida Higienópolis demarcasse formalmente uma elevação de padrão de vida e de consumo entre eles.
Passaremos nesta breve análise os equipamentos, serviços e comércio à disposição de moradores e frequentadores do bairro. Assim, fica mais simples decidir a viabilidade e compreender as vantagens de buscar opções imobiliárias em Higienópolis.
Ruas famosas de Higienópolis e limites
Higienópolis é um bairro do distrito da Consolação. Esse distrito de mais de 57 mil habitantes (censo de 2010), por sua vez, é administrado pela Subprefeitura da Sé.
Além de Higienópolis, outros bairros pertencentes ao distrito da Consolação são:
- Consolação
- Pacaembu
- Vila Buarque (que também tem um setor na Santa Cecília)
O recorte dos limites de Higienópolis é um tanto irregular, mas pode ser delimitado. A Avenida Higienópolis é o limite Norte do bairro com Santa Cecília e Vila Buarque. O bairro da República fica a Leste.
A Rua da Consolação e a Avenida Angélica separam Higienópolis do bairro Consolação. Por fim, a Rua Itápolis e mais outras vias estabelecem os limites Oeste e Noroeste com Pacaembu e Perdizes, respectivamente.
A Rua da Consolação é uma via de grande tráfego, que media as regiões do Centro e de Pinheiros. Ela também marca o final da Avenida Paulista. Na Rua da Consolação concentram-se alguns dos locais de referência de Higienópolis, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Cemitério da Consolação.
A Rua Alagoas é outra via relevante do bairro. Apesar de não ter nem de longe o tráfego da Consolação, é a rua da Fundação Armando Álvares Penteado (ou FAAP, uma das universidades de elite no país) e da Praça Buenos Aires.
Além disso, alguns outros pontos de referência no bairro são as praças. Elas são muitas e variam em tamanho. Por um lado, algumas são rotatórias de carros reaproveitadas, como a Garcia Redondo e a Farias Brito.
Por outro lado, algumas praças permitem exercício, passeio com cachorros e lazer, como a Buenos Aires, a Vilaboim e a Marechal Cordeiro de Farias.
Em conclusão, junto à Rua Itápolis ficam o Estádio do Pacaembu e a Praça Charles Miller. Ambos também proporcionam espaço para caminhadas e corridas.
História do bairro de Higienópolis
A área do atual bairro de Higienópolis compunha a sesmaria de Pacaembú no século XVI. No fim do século XIX, os alemães Martinho Buchard e Victor Nothman compraram e lotearam as chácaras da região.
A oferta de serviços de água, esgoto e gás era um diferencial na cidade na época, e infelizmente segue sendo em muitos bairros até hoje. Essa estrutura propiciava um ambiente higiênico para viver. Daí, o nome Higienópolis, ou “cidade da higiene”.
Nessa etapa inicial, a estrutura e a localização central do bairro atraíram fazendeiros de café ricos, profissionais liberais e comerciantes.
Então, vieram o fim da economia cafeeira, a modernização e industrialização da cidade. Assim, muitos palacetes deram lugar a construções verticalizadas. Poucos casarões antigos foram tombados e preservados.
Um símbolo bem-mantido da modernização do bairro é o edifício de apartamentos Previdência e Capitalização. O prédio de 1944 foi projetado pelo arquiteto Rino Levi e com jardins de Burle Marx.
A região é um dos redutos tradicionais da comunidade judaica em São Paulo. Atualmente, reúne algumas congregações israelitas e opções de alimentação kasher.
Além disso, Higienópolis carrega um legado presbiteriano, iniciado por missionários no século XVIII, como a Universidade Mackenzie (antiga Escola Americana).
Igualmente, o Hospital Samaritano é um exemplo desse legado. Foi construído em 1894, a partir da iniciativa do imigrante chinês José Pereira Achao. Ele era protestante e teve que se converter ao catolicismo para ser atendido pela Santa Casa de São Paulo.
Quanto custa morar em higienópolis
Ser um bom ponto de comércio, ter áreas verdes, acesso fácil a transporte público e estar em uma região central tem seu preço. E o bairro de Higienópolis sem dúvidas é um dos mais caros de São Paulo.
Os apartamentos próximos da avenida que dá nome ao bairro e o shopping são os mais caros, podendo encontrar opções mais baratas ao se aproximar da Santa Cecília e do centro em geral. Usando um studio como referência, é difícil encontrar boas opções – apartamentos bem cuidados – por menos de 1800 reais de aluguel, sem contar o condomínio.
Para um apartamento de dois quartos os preços superam os 3 mil reais mensais com tranquilidade. Não à toa o bairro de Santa Cecília aproveitou os preços altos de Higienópolis e a proximidade com toda a estrutura do seu “primo rico” para ter um boom nos últimos anos.
Transporte público em Higienópolis
As opções de transporte público em Higienópolis são ótimas, no contexto paulistano.
Se o assunto é metrô, conta com a estação Higienópolis-Mackenzie (Linha 4, Amarela) na Rua da Consolação. Os moradores também dispõem das estações Santa Cecília (Linha 3, Vermelha) e Paulista (Linha 4, Amarela), nos bairros vizinhos.
Adicionalmente, o trânsito de pedestres é bom em grande parte de Higienópolis e o bairro é mais arborizado do que muitos bairros centrais.
Por fim, oferta de ônibus também é boa, especialmente nas extremidades do bairro (Avenida Angélica e Rua da Consolação).
Também há pontos de ônibus espalhados também por ruas do “miolo” do bairro, como Maranhão, Piauí e Sabará.
Comércio, lojas e Shopping Higienópolis
No que diz respeito aos mercados e mercearias, o bairro conta com boa diversidade de alternativas, por exemplo:
- Mercadinho Alagoas – na Rua Alagoas
- Supermercado Dia – junto à Praça Buenos Aires
- Mercados Pão de Açúcar – nas Ruas Bahia, Maranhão, Avenida Angélica
- Casa Zilanna – na Rua Itambé. Vende comida kasher.
- Mini Extra – na Rua Dona Antônia de Queirós
Além disso, outro centro de compras, alimentação e diversões é o Shopping Pátio Higienópolis. Esse lugar concentra lojas variadas, um teatro, um mercado St. Marche e uma academia Bio Ritmo. Também oferece opções gastronômicas, mencionadas mais adiante
Higienópolis, assim como a Santa Cecília e a Vila Buarque, é um dos bairros centrais com boa estrutura de serviços e comércio variado e alternativas de educação. Por exemplo, a escola de línguas Cultura Inglesa, as universidades já mencionadas, a Escola Panamericana de Arte e escolas de educação básica.
Há opções de saúde, como o Hospital Infantil Sabará, diversos consultórios e a Clínica de vacinação Vaccin. Além disso, a Santa Casa, o Hospital Sancta Maggiore e o Hospital Samaritano ficam muito próximos de Higienópolis.
Higienópolis concentra muitos outros estabelecimentos comerciais que podem ser úteis no cotidiano e em situações atípicas, como:
- Espaço de coworking
- Papelarias
- Agências bancárias variadas
- Centros de estética
- Escritórios de advocacia
- Farmácias
- Hotel
Restaurantes e Bares em Higienópolis
Acima de tudo, o bairro é bem-sortido de opções alimentícias e bares de alto padrão. Por exemplo, o Shopping Pátio Higienópolis, na Avenida Higienópolis, reúne em seu interior uma boa oferta de opções gastronômicas. Restaurantes de renome como:
- O buffet elegante Ráscal Higienópolis
- O francês Le Jazz Brasserie
- O australiano Outback Higienópolis
- As docerias Cristallo e Ofner
- A sorveteria Bacio di Latte
- A padaria Le Pain Quotidien
Mas a boa diversidade das comidas do shopping não quer dizer que as alternativas de restaurantes de rua não existem. Pelo contrário: há ótimas opções de restaurante. Por exemplo, para amantes de carnes, o Pobre Juan é uma referência.
Já para o fãs de padarias e cafeterias, a oferta em Higienópolis é ampla: Le Blé, Fabrique, Barcelona, Villa Bahia, Padaria Aracaju, Cafeteria Kopenhagen…
Além disso, alguns pontos “clássicos” do bairro são a Confeitaria Dulca, na Rua Itacolomi, fundada em 1951, e a concentração de opções junto à Praça Vilaboim – incluindo o notório bistrô Paris 6.
Aliás, também há opções de pizza e comida italiana, lanchonetes, comida japonesa… Contudo, não há grande diversidade de opções baratas.
Assim, os custos de alimentação podem ficar proibitivos. Quem precisa comer fora no dia a dia tende a sentir mais. Todavia, as franjas do bairro apresentam alternativas boas a preços mais palatáveis.
Enfim, quando o assunto é bar, também há algumas opções. Por exemplo, o Bar Higienópolis, na Rua Pará. No entanto, os bairros vizinhos da Santa Cecília e da Vila Buarque oferecem maior diversidade. Isso inclui ambientes mais simples e bares de esquina.
Pontos positivos do bairro
- Ótima estrutura de alimentação, saúde e entretenimento
- Boa diversidade de transportes públicos e mobilidade
- Bairro de localização central. Fácil acesso a equipamentos relevantes, serviços e comércios variados
Pontos negativos do bairro
- Elevada quantidade de incidentes de roubos e furtos registrados recentemente junto às forças policiais nos últimos anos
- Altos preços de moradia e de alimentação