Avançar para o conteúdo
Início » Bairros » Bairro do Itaim Bibi: conheça mais sobre o bairro, restaurantes, apartamentos e +

Bairro do Itaim Bibi: conheça mais sobre comércio, restaurantes, apartamentos e +

itaim bibi visto do parque do povo

O Itaim Bibi é um dos mais notáveis bairros de São Paulo. Rodeado de distritos importantes e nobres da maior metrópole do país, o bairro Itaim Bibi tem grande importância econômica.

Com reunião de grandes empresas e locais de lazer, não é difícil entender os motivos de muitas pessoas quererem morar na região. Além disso, o local é uma importante via estratégica de locomoção para zonas importantes de São Paulo.

Então, seja para morar, trabalhar ou mesmo aproveitar os melhores restaurantes Itaim Bibi, o bairro é perfeito para grande parte das pessoas. Por isso, preparamos este conteúdo especial para falar sobre o Itaim Bibi e tudo o que ele tem a oferecer.

Ruas famosas do Itaim Bibi e limites

Devido a sua importância econômica e sua privilegiada localização geográfica, o bairro Itaim Bibi concentra muitas ruas e avenidas importantes.

Então, vejamos por onde as pessoas podem acessar os bairros da redondeza do Itaim Bibi: Jardim Paulistano, Jardim Europa, Vila Olímpia, Ibirapuera e Vila Nova Conceição.

É impossível falar de Itaim Bibi e não citar as avenidas Cidade Jardim, Brigadeiro Faria Lima e Presidente Juscelino Kubitschek. Afinal, são locais que abrigam grandes prédios comerciais de alto padrão, hoteleiro e de grande movimento de automóveis e até mesmo bicicletas, por suas ciclovias.

O bairro também é sede de grandes empresas como Facebook, Google, Ambev e muitas outras. Além, é claro, de locais de lazer, como o Parque do Povo, localizada na Avenida Henrique Chamma.

É notável também a presença que abrigam importantes centros de saúde. O Hospital AC Camargo, referência para o tratamento de câncer tem uma unidade na Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Já a Rua Joaquim Floriano é sede de uma das unidades do Hospital Sírio Libanês. Enquanto a Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues abriga o Hospital São Luiz Itaim Bibi. No entanto, é bom lembrar que não existem apenas instituições privadas de saúde.

No que diz respeito á vida noturna e lazer do bairro, as ruas Manuel Guedes, Clodomiro Amazonas e Jerônimo da Veiga são pontos de bares e restaurantes no Itaim Bibi.

Enfim, não faltam ruas e vias importantes para aproveitar tudo o que o bairro tem a oferecer. Seja de passagem ou mesmo para trabalhar ou morar, é provável transitar pelo local facilmente.

História do bairro do Itaim Bibi

Hoje sabemos que o Itaim Bibi é uma potência na economia da capital paulista. Mas qual é a origem do famoso bairro paulistano? Como uma grande chácara se tornou esse distrito tão importante?

O General José Vieira Couto comprou uma extensa área de terras conhecida como “Itahy” cujo significado é “pedra pequena”, em tupi-guarani. Por isso, a história do bairro é extremamente ligada com as terras de 120 alqueires compradas no século XIX.

O único filho do general, José Couto de Magalhães, vendeu as terras a seu tio, Leopoldo Couto de Magalhães, após a morte do pai. E, foi a partir deste momento que o bairro começou a se desenvolver, já que na época era uma região desvalorizada.

Um dos filhos do médico Leopoldo Couto de Magalhães, novo proprietário do local, era chamado pelas escravas da família de Bibi. Portanto, o nome do bairro Itaim Bibi veio de “Itahy” – “pedra pequena” – e Bibi por conta de um dos herdeiros das terras.

A partir de então, o bairro passou a ser uma parte da Itália para vários imigrantes. Com a divisão das terras em pequenos sítios, por Bibi (Leopoldo Couto de Magalhães Junior) e seu herdeiro, Arnaldo Couto de Magalhães, o local começou a se desenvolver.

As atividades comerciais eram fortes no local, desde locomoção por embarcações, já que a região era cercada por rios e córregos, até olarias, produção de alimentos e muito mais.

Já nos anos 1970, com a canalização de córregos e construção de grandes ruas e avenidas, o Itaim Bibi passou a ter um crescimento ainda maior. Desde então, grandes e imponentes construções começaram a ser feitas, dando a cara que o bairro tem hoje.

A título de curiosidade, para quem se interessa por história, é possível conhecer a casa principal propriedade que deu início ao Itaim Bibi. A Casa Bandeirista, localizada na Rua Iguatemi, transporta o visitante ao século XVIII.

Preço dos aluguéis no Itaim Bibi

A localização nobre, com imensa oferta de restaurantes, empresas próximas e comércio de luxo fazem o preço dos apartamentos no Itaim Bibi ser bastante alto.

Uma consulta no site do Quinto Andar, por exemplo, logo irá deixar triste quem procurar por um apartamento que custe 2 mil reais mensais com condomínio incluso. Os preços começam acima disso e até opções por volta de 2500 reais mensais são difíceis de encontrar.

Como também é uma zona pequena comparada com outros bairros, é difícil encontrar alguma parte que não seja cara, já que para um lado está a proximidade com o Parque Ibirapuera e outros bairros nobres e outros limites são avenidas conhecidas como Avenida Europa e JK.

Portanto a opção pelo Itaim Bibi e um apartamento na região vai requerer um grande investimento e a resposta para a seguinte pergunta: vale a pena pagar mais para ficar próximo do trabalho e ter acesso fácil a todas as comodidades?

Transporte público no Itaim Bibi

Por ser uma região paulistana de grande importância, o transporte deve ser qualidade e permitir a locomoção ágil e fácil. No entanto, quando se trata de Itaim Bibi, seja metrô ou trem, o bairro ainda não tem uma estação para chamar de sua.

Por isso, quem deseja se locomover de forma rápida por este tipo de meio de transporte terá que procurar uma alternativa complementar. Ou seja, é preciso escolher alguma estação de metrô ou trem próxima e recorrer a Itaim Bibi ônibus ou seguir a pé, para chegar ao bairro.

Portanto, as estações próximas ao Itaim Bibi são: Cidade Jardim, Berrini (Linha 9 – Esmeralda) e Campo Belo (Linha 5 – Lilás). A escolha por qualquer uma delas dependerá de onde a pessoa deseja chegar no Itaim Bibi.

Ainda que não exista um terminal rodoviário que centraliza todos os ônibus no Itaim Bibi, há diversos pontos espalhados pelo bairro. Então, a locomoção pelas principais vias de acesso poderá ser feita tranquilamente por ônibus dos mais variados destinos.

Além disso, para quem deseja se locomover por meios livres de poluição, o bairro tem ciclofaixas que atravessam as principais avenidas. Ainda que não sejam muito extensas, pode ser uma boa alternativa para quem mora próximo ao local de trabalho e não precisa se locomover a uma grande distância.

Comércio, lojas e shoppings no Itaim Bibi

Um bairro de grande importância financeira não pode deixar de ser um importante polo comercial, não é mesmo? Por isso, é notável que grandes shoppings, lojas e supermercados estão à disposição de quem transita ou vive no Itaim Bibi.

Os shoppings Iguatemi e JK Iguatemi são dois pontos comerciais importantes que reúnem as principais lojas e restaurantes. Ainda que não fiquem exatamente no Itaim Bibi, estes shoppings são localizados nas principais avenidas que cortam o bairro: Avenida Brigadeiro Faria Lima e Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck.

Quem procura um shopping que fique mesmo no bairro pode ir ao Shopping Center Cidade Morena, na Rua Iguatemi. Além disso, há o Brascan Open Mall da Rua Joaquim Floriano.

Quando se trata de lojas, há opções de alto padrão disponíveis no bairro, para todas as idades. Então, é possível fazer compras de roupas e calçados pelas ruas do Itaim Bibi, sobretudo na Rua João Cachoeira.

As compras de alimentos, produtos de higiene e limpeza também podem ser feitos pelos supermercados dos bairros. Há pequenos empórios e mercados maiores, como Pão de Açúcar, Extra Itaim Bibi e muito mais.

Até mesmo pessoas que queiram comprar artigos de papelaria ou escritório poderão recorrer à Kalunga, localizada na Rua Iguatemi.

Então, é possível dizer que os moradores e profissionais que trabalham no bairro Itaim Bibi encontram um centro comercial completo.

Restaurantes e Bares no Itaim Bibi

Chegou a hora de falarmos sobre os pontos de alimentação e lazer. Então, conheça os principais restaurantes no Itaim Bibi.

O Bar do Alemão e suas comidas típicas da Alemanha fazem sucesso no bairro. O restaurante, cuja matriz funciona desde 1902, na cidade de Itu, teve uma excelente adaptação em terras paulistanas. Basta ir à rua Dr. Mario Ferraz para desfrutar as melhores comidas alemãs.

O bairro de forte colonização italiana não poderia deixar de ter bons representantes de comidas. O Due Cocchi Cucina tem uma unidade na Rua Manuel Guedes e oferece diversas opções em massas, pães, entre outros alimentos.

O Si Señor é perfeito para quem gosta de comida estilo TEX-MEX. Isso quer dizer que há opções de comidas e bebidas mexicanas e comida americana. Basta ir à unidade da Rua Dr. Renato Paes de Barros para aproveitar rodízios e opções à la carte.

Quem gosta de um bom restaurante japonês no Itaim Bibi encontra excelentes alternativas, como Ayoama, Inazuma, Dhaigo, Nakka, entre outros. E até mesmo as pessoas que procuram uma boa padaria também, como a Padaria da Esquina, por exemplo.

Não só de restaurantes vive um bairro. Então, quem prefere bares Itaim Bibi também encontra diversas opções de qualidade no bairro. Seja o Boteco São Bento, Bar do Juarez, Eu Tu Eles Bar, Gin BBQ Bar, entre outros, a diversão estará garantida.

Pontos positivos do bairro do Itaim Bibi

Os motivos para uma pessoa morar no Itaim Bibi são os mais diversos possíveis. Além da excelente localização e da região bem desenvolvida, é notável a qualidade de vida que se tem no bairro Itaim Bibi.

O bairro é completo tanto para quem busca um local para trabalhar, quanto para morar. Há excelentes instituições de saúde privadas e públicas, comércio, hipermercados, estabelecimentos de ensino e muito mais.

Pontos negativos do bairro do Itaim Bibi

Estar em uma zona privilegiada na capital da principal cidade do país tem seu preço. Então, quem busca um local acessível para alugar ou comprar uma casa ou apartamento no Itaim Bibi tem que estar pronto para fazer um bom investimento.

Outro ponto que pode não ser interessante para algumas pessoas é a dificuldade de mobilidade que se pode ter via transporte público. Ainda que a região seja estrategicamente localizada, ainda não há um estação de metrô ou mesmo um terminal rodoviário próprio. O trânsito nas ruas, seja na hora de chegada ao trabalho, almoço e fim da tarde, também são um problema.