Avançar para o conteúdo
Início » Bairros » O que saber sobre Pinheiros: o bairro, preços, comércio e +

Bairro de Pinheiros: aluguel, comércio e mais

Falar de São Paulo e não lembrar do bairro de Pinheiros é uma tarefa praticamente impossível. Principalmente quando falamos de qualidade de vida, restaurantes, bares e acesso a cultura. E ainda que seja um dos bairros mais antigos de São Paulo, está entre os mais valorizados da cidade.

Das construções antigas às de alto padrão, é possível encontrar de tudo no bairro que tem como um de seus limites o rio Pinheiros.

Então, se você tem interesse em morar no bairro de Pinheiros, confira tudo o que você precisa saber da localidade. O bairro mais antigo da cidade é encantador por vários motivos. Conheça-os ao longo deste artigo.

Ruas famosas do bairro de Pinheiros e limites

Primeiramente, temos um dos tópicos mais importantes: a localização de Pinheiros. O que faz o bairro ser visado por turistas e pessoas interessadas em morar na localidade?

A sua localização estratégica é, inegavelmente, um dos bons motivos para esse ser um excelente bairro. Dali é fácil chegar tanto no centro de São Paulo quanto em áreas mais ao sul e oeste, como Itaim Bibi, Butantã e outras regiões.

A praça Benedito Calixto e seus arredores são conhecidos por grande movimentação na vida noturna. Restaurantes e bares em Pinheiros são os pontos fortes desta localidade. Portanto, falaremos mais sobre isso ao longo do texto.

Além disso, outros locais famosos do bairro são: Rua dos Pinheiros, Baltazar Carrasco, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Fernão Dias. Mas não são os únicos lugares célebres: também não podem ficar fora da lista as ruas Teodoro Sampaio, Martim Carrasco, entre outras.

Assim, se você já se familiarizou com as principais ruas do bairro de Pinheiros, veja quais são os bairros que fazem limite:

  • Alto de Pinheiros;
  • Vila Madalena;
  • Jardim Paulistano;
  • City Butantã e
  • Cidade Jardim.

Por isso, fica fácil entender a localização estratégica do bairro. Quando se trata de São Paulo, estar bem localizado é um ponto determinante para se ter qualidade de vida. Afinal, ter facilidade no deslocamento para locais importantes é o sonho de qualquer pessoa.

Preço dos aluguéis e compra de imóveis em Pinheiros

Por ser um bairro bem localizado, com excelente estrutura e ser desejado, não tinha como a lei da oferta e da procura fechar seus olhos. É comum ver o bairro estar entre os mais caros por metro quadrado nas listas anuais de compra e aluguel de imóveis usando o índice FipeZap.

Em uma pesquisa no site Quinto Andar isso se comprova: é difícil encontrar um imóvel por menos de 2 mil reais mensais (aluguel + condomínio + IPTU), e apartamentos de dois quartos sobem o preço para pelo menos 2.500, mesmo em más condições. A oferta de studios e kitnets modernos é grande, mas o preço é salgado: podem chegar perto dos 3 mil reais por mês.

Mas quem já está desanimando com Pinheiros, calma lá, fique aqui: o bairro é diverso e oportunidades podem ser encontradas. A parte do bairro que fica mais próxima à praça Benedito Calixto, indo em direção à Avenida Paulista é mais cara, assim como a Rua dos Pinheiros, Artur Azevedo e proximidades.

Mas chegando mais perto do Rio Pinheiros e do Largo da Batata os preços caem e boas oportunidades podem ser encontradas. Entretanto, especialmente a região do Largo, que nem sempre foi bem-cuidada, também está mudando rapidamente.

Restaurantes de Pinheiros

Dá para comer bem em todo bairro de São Paulo e em Pinheiros isso fica ainda mais claro, concentrando uma deliciosa variedade de restaurantes para todos os gostos. Só na Rua dos Pinheiros é possível comer:

  • na Cantina Gigio (culinária italiana)
  • no Le Jazz (francesa)
  • no Consulado da Bahia
  • na Cabaña del Asado (churrasco argentino)
  • na Tasca do Zé e da Maria (comida portuguesa)
  • o sanduíche de pastrami do Z Deli – ok, tecnicamente fica na Rua Francisco Leitão.
Não é na Rua dos Pinheiros, mas é quase, vai

O bairro também oferece opções para quem quer explorar o que os chefs têm a oferecer. O Arturito (Paola Carosella) e o Boto (Léo Botto) são alguns dos vários exemplos.

Caso você queira ainda mais opções pode conferir os restaurantes melhor avaliados em Pinheiros no TripAdvisor. Mas fica uma dica: opte pelos restaurantes na rua e seja mais aventureiro, porque variedade não falta. 

Além disso, caso você queira mais recomendações, é só mandar um comentário ou um email para nós: dicas@moraremsaopaulo.com.br

Escolas e Universidades em Pinheiros

O bairro oferece muito mais do que boas opções de bares e restaurantes Pinheiros. Então, famílias compostas por crianças, adolescentes e mesmo adultos que desejam cursar ensino superior encontram boas instituições de ensino.

Escolas públicas e particulares estão à disposição dos pais que buscam ensino infantil, fundamental I e II e médio. Dessa maneira, são algumas instituições de ensino básico de Pinheiros:

  • Colégio Objetivo – Unidade Teodoro Sampaio;
  • Colégio Stella Maris;
  • St. Nicholas – educação bilíngue;
  • Escola Estadual Fernão Dias Paes;
  • Escola Estadual Alfredo Bresser;
  • Entre outras

Além disso, há também escolas de idiomas e instituições voltadas para as mais variadas formas de capacitação profissional.

Quando se trata de ensino superior, o bairro à beira da Marginal Pinheiros também oferece grande variedade. Seja para a educação pública ou privada, boas opções de instituições de ensino superior estão em fácil acesso no bairro de Pinheiros.

A Universidade Paulista disponibiliza o campus UNIP Pinheiros no bairro, na rua Padre Carvalho. É possível encontrar um campus da Cruzeiro do Sul Educacional na rua Butantã

Por outro lado, a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) fica na famosa rua Teodoro Sampaio. A prestigiada Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) também fica na mesma localização.

Enfim, essas são só algumas das alternativas para quem busca instituições de ensino em Pinheiros.

História do bairro

Falar de toda a história do bairro mais antigo de São Paulo é tarefa difícil. Mas certamente é um dos motivos que faz com que Pinheiros seja um bairro encantador. Mesmo com toda a sua importância histórica, é notável que o bairro não parou no tempo.

O bairro que fica à margem do rio Pinheiros existe desde o início dos anos 1560. Inicialmente o bairro foi uma zona de aldeamento indígena, com catequização dos índios, depois que estes migraram para a zona do Largo da Batata.

Foi somente no século XIX que o bairro de Pinheiros se tornou uma vila. A partir disso, o bairro passou a sentir o impacto da expansão imobiliária e urbana.

Posteriormente, no século XX recebeu imigrantes italianos e japoneses. Inicialmente a atividade econômica da época tinha força na produção de telhas e tijolos nas olarias e carvão nas carvoarias. Foi aí que as casas de alvenaria se tornaram acessíveis.

É impossível falar da história do bairro e não mencionar o Mercado de Pinheiros, que tinha força no comércio de batatas.

Antes dos anos 1930 o bairro já oferecia pavimentação e água encanada. Desde então a localidade não para de se desenvolver e está entre os bairros mais sofisticados de São Paulo.

Transporte público em Pinheiros

A localização estratégica e excelente do bairro de Pinheiros obriga o local a oferecer um transporte público de qualidade, não é mesmo? Com efeito, é exatamente isso o que os moradores ou amantes do bairro encontram para se locomoverem pelos arredores de Pinheiros.

Assim, os moradores ou visitantes do bairro de Pinheiros encontram duas estações de metrô à disposição, ambas da linha amarela. São elas:

  • estação Pinheiros – conectando com o terminal de ônibus
  • estação Faria Lima

Já quem precisa recorrer às estações de trem, o bairro disponibiliza três alternativas:

  • Hebraica-Rebouças,
  • Pinheiros
  • Cidade Universitária.

Entretanto, quem deseja transitar pelo bairro e redondezas por ônibus, basta ir ao terminal Pinheiros. Lá, os visitantes encontram 17 linhas de ônibus à disposição.

Então, seja para transitar para ir ao trabalho ou estudar, ou mesmo para aproveitar os restaurantes e bares em Pinheiros, as pessoas têm boas alternativas de transporte público.

Por fim, isso quer dizer que o bairro não só é localizado em um ponto estratégico da cidade, como permite uma estrutura de transporte de qualidade.

Pontos positivos do bairro

São vários os pontos positivos do bairro.

  • Fácil acesso de transporte, seja metrô ou ônibus
  • Grande quantidade de escritórios e comércio, possibilitando trabalhar e morar no mesmo bairro
  • Enorme quantidade de restaurantes e bares
  • Vida noturna para todos os gostos e acesso a cultura
  • Qualidade de vida
  • Escolas e universidades de qualidade

 Pontos negativos do bairro

Como tudo na vida há as coisas boas e nem tão boas. Pinheiros não é diferente.

  • Alugueis caros
  • Altos preços do comércio em geral
  • Trânsito

Os problemas de Pinheiros não são exclusivos do bairro, claro. Mas é preciso apontar que existem outras regiões com alugueis mais baixos sem perder em qualidade e com restaurantes, bares e comércio em geral mais acessível.